Arqueadas, arredondadas, finas ou espessas, seja qual for o design, as sobrancelhas fazem toda a diferença na expressão facial. Mas, apesar de sua importância na aparência das pessoas, muitas ainda não dão a devida atenção aos cuidados que vão além de apenas mantê-las “limpas”. Na Clínica Adriane Borges, a especialista em Estética Facial e Micropigmentação, Daniela Furlani, é a responsável por transformar olhares e resgatar a autoestima de mulheres e homens que, por algum motivo, estão insatisfeitos com suas sobrancelhas. “Uma micropigmentação bem feita vai muito além de escolher cor e tipo de design. É necessário muita sensibilidade, cuidado, responsabilidade, técnica e noção de visagismo para respeitar os traços de cada um, entendendo que suas características físicas e personalidade devem estar entrelaçadas em cada fio desenhado”, compartilha a especialista. Como o próprio nome diz, a micropigmentação consiste na aplicação de pigmentos na pele para criar ou preencher os pelos das sobrancelhas. A técnica imita fi os naturais e seu diferencial está exatamente nisso: na precisão e na naturalidade alcançadas por meio de traços finos e realistas. Embora seja uma espécie de tatuagem, ela não é permanente. Dura, em média, dois anos, mas vai depender de fatores como a oleosidade da sua pele, o número de vezes que você lava o rosto diariamente, além da capacidade do seu corpo de regenerar as células.
Que atire a primeira pinça quem não viveu a tendência das sobrancelhas “fininhas” dos anos 2000, ou das bem marcadas lá por volta de 2015, 2016. Hoje, a moda é um design cheio e com aspecto volumoso, mas ao mesmo tempo, bem natural. Nesse sentido, a micropigmentação é uma ótima opção. “Assimetria, falhas, fios finos… é possível resolver tudo isso e elevar a autoestima através da micropigmentação. A maneira como você se vê é o que mais importa! Se sentir bem na própria pele é, sem dúvida, a sensação mais maravilhosa do mundo. É esse o nosso objetivo”, ressalta Daniela.
Semelhante ao que é feito nas sobrancelhas, a micropigmentação também tem ganhado o coração de quem busca realçar a beleza dos lábios. Além de redefinir os contornos e garantir mais cor com aspecto natural, o procedimento é um dos preferidos de quem quer rejuvenescer e corrigir assimetrias. “O sorriso é, naturalmente, a curva mais linda de uma mulher. Com a micro labial, nós conseguimos realçar essa beleza, devolvendo a definição do contorno, uniformizando a cor e entregando uma aparência de saúde”, destaca Daniela. Mas antes de fazer o procedimento, é necessário avaliar se os seus lábios estão suficientemente hidratados, uma vez que a técnica causa pequenas lesões para que o pigmento seja aderido. A micropigmentadora da Clínica menciona um outro detalhe importante a ser analisado: a cor dos lábios. “Tons muito arroxeados ou amarronzados devem passar por uma prévia neutralização. Aliás, já nesse processo, é possível atingir uma cor leve que, dependendo do caso, não é preciso passar o pigmento.
Antes de mais nada, é válido destacar que o processo de cicatrização do procedimento leva por volta de sete dias. Nesse período, recomenda-se evitar a exposição a raios ultravioleta, cosméticos que contenham ácido, maquiagens, água do mar e de piscina, além de beijos. Esses cuidados contribuem para que o pigmento fixe adequadamente e também dure mais.
Em geral, seu efeito pode permanecer por até dois anos, mas para preservar o contorno e a cor, a indicação é realizar um retoque a cada ano. “Quem já teve uma micro mal executada sabe o quanto pode ser traumatizante. Por isso, na hora de escolher um profissional, seja para o procedimento nas sobrancelhas ou nos lábios, a qualidade deve ser o primeiro ponto a ser considerado, e não o preço. Então, conte com a gente para trazer mais harmonia ao seu rosto com cuidado e segurança”, conclui Daniela.