Mas existem alguns elementos que tornam o Pilates único, como o foco na respiração e a repetição sem esgotar os músculos. Diversos estudos mostram benefícios do pilates para a saúde, que vão desde melhorar a resistência e flexibilidade muscular, reduzir a dor crônica e diminuir a ansiedade e a depressão.
O Pilates não é um exercício de alta intensidade, por isso, não proporciona um alto gasto calórico. Por outro lado, a prática ajuda a emagrecer, em especial se em conjunto, houver melhora na alimentação e a prática de exercícios aeróbicos.
O Pilates está associado a inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Confira abaixo os principais:
Melhora a força do core;
Aumenta a resistência física;
Tonifica os músculos;
Melhora a flexibilidade;
Reduz a dor crônica;
Diminui a ansiedade e a depressão;
Melhora a postura;
Ajuda a prevenir lesões;
Aumenta os níveis de energia;
Reduz o estresse;
Aumenta a consciência corporal;
Aumenta a imunidade;
Melhora o equilíbrio;
Melhora a qualidade do sono;
Promove o bem-estar;
Ajuda no controle de peso;
Promove o relaxamento.
Pilates é um método de exercícios criado na década de 1930 pelo alemão Joseph Pilates que busca fortalecer o corpo e o "core" ou núcleo, por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência. Originalmente, se chamava “controlologia”, que significa o controle do corpo pela mente.
O Pilates tem algumas características semelhantes ao ioga e, por isso, esses exercícios são comumente confundidos. Por exemplo, ambos se concentram em postura, equilíbrio, flexibilidade e controle da mente sobre o corpo.
No entanto, enquanto o Pilates tem mais ênfase no movimento, na força do core e na resistência, o ioga foca mais em posturas, fluxo e meditação. Além disso, em geral, o único equipamento necessário para praticar ioga é um colchonete. Embora alguns exercícios de Pilates possam ser executados apenas com um colchonete, a utilização de aparelhos é fundamental para proporcionar muito mais benefícios aos praticantes.
Os benefícios do pilates podem ser obtidos com uma a duas vezes por semana de aula, mas especialistas em exercícios concordam que o ideal é praticá-lo três vezes por semana.
Joseph Pilates, criador da modalidade, declarou:
— Em 10 sessões, você se sente melhor, 20 sessões você fica melhor, 30 sessões você tem um corpo completamente novo.
Uma revisão sistemática mais antiga de estudos sobre os efeitos do Pilates na composição corporal, publicada no Journal of Bodywork and Movement Therapies, mostrou que demora 4 semanas para a prática promover mudanças na composição corporal. Mas, em geral, especialistas afirmam que leva de 3 a 6 semanas, a depender da quantidade de sessões por semana.
Fazer Pilates em qualquer hora do dia está associado a benefícios para quem começa a praticar cedo. Mas eles podem variar ao longo do dia, Por exemplo, pela manhã, há menos flexibilidade e o corpo pode demorar um pouco mais para entrar no ritmo. No entanto, fazer exercícios logo cedo ajuda a queimar mais calorias ao longo dia.
Por outro lado, fazer Pilates à tarde e a noite é mais fácil porque os músculos estão mais soltos e a força física também é maior nesse período. Além disso, a atividade pode ajudar a acalmar após um dia estressante de trabalho.