O laser emite uma luz dividida em vários pontos, que penetra na derme até as camadas mais profundas, produzindo micro lesões que estimula a produção de colágeno e favorecem a regeneração da pele.
Tratar manchas: essas manchas podem ter aparecido por efeito protetivo da pele (processo de defesa cutâneo natural) ou por consequência do contato direto das mãos com produtos químicos ou elementos abrasivos (limão, sol etc.) em algum momento da vida;
Amenizar ou desaparecer com cicatrizes: marcas superficiais tendem a desaparecer. Já as mais profundas, ficam mais amenas ou com aparência mais uniforme na mão;
Sumir com as pintas: que nada mais são do que reações da pele à exposição do tempo (sol e calor, principalmente);
Diminuir a flacidez: com o laser, a pele da mão tende a retomar seu volume natural, por provocar aumento de colágeno na região e gerar retorno do tônus muscular;
Suavizar as rugas das mãos: revitaliza e revigora a pele, suavizando as marcas e rugas.
É um tratamento simples, sem necessidade de cuidados prévios e sem maiores complicações pós sessão. Para evitar incômodos durante as aplicações, pode ser necessário passar um creme anestésico, e isso é feito pelo próprio profissional antes de iniciar os trabalhos com o laser. Depois do tratamento, o paciente pode voltar a sua rotina normalmente, tomando apenas os cuidados indicados pelo especialista.
O número de sessões é definido após uma avaliação, já que depende do grau de envelhecimento da pele das mãos e dos resultados que o paciente pretende obter com o procedimento.
Os resultados alcançados com as sessões de laser fracionado são definitivos, mas normalmente são necessárias novas sessões, conforme surgem novos sinais de envelhecimento. Por isso é importante fazer todas as sessões indicadas pelo profissional e seguir com os cuidados e acompanhamento dermatológico, realizando revisões anuais.
Os efeitos podem ser vistos já na primeira sessão, com um rejuvenescimento de cerca de 20% da pele. Seguindo o tratamento à risca e até o final, certeza de que teremos suas mãos com uma pele sem manchas, uniforme e luminosa, com aspecto jovial e cheia de vida.
É normal que após as sessões e o andamento do tratamento, surjam pequenos hematomas ou aconteçam pequenas inflamações, que vão desaparecer entre 3 ou 4 dias. Também é normal um leve escurecimento da pele, mas que com o passar dos dias irá diminuindo. A pele também pode apresentar uma espécie de descamação leve e ficar com uma aparência avermelhada por até duas semanas. Não se assuste, pois tudo isso faz parte do processo de cicatrização e é esperado e, caso tenha alguma dessas reações, saiba que o prazo para desaparecem é curto e tranquilo.
Depois das aplicações do laser fracionado, é recomendável evitar a exposição solar da área tratada e, caso isso seja impossível, é indicado sempre usar protetor solar com fator de proteção superior à 50.
O tratamento com laser fracionado não é recomendado para gestantes e lactantes ou para pacientes com algum tipo de lesão na pele, como queimadura ou doenças fotossensíveis. Também devem ser evitados por pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes.